quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Grand Prix Trios Selado – Como funciona?

Atenção: Este artigo foi importado do antigo blog de juízes do Brasil no programa de juízes legacy, como forma de disponibilizar um conteúdo valioso para a comunidade, entretanto, o mesmo não foi revisado e pode estar desatualizado!

Escrito por: Leonardo Villela, Nível 2 e Vinicius Quaiato, Nível 2

Com a chegada do Grand Prix São Paulo 2016, que será no formato Selado de Trios, muitas dúvidas começam a surgir, tanto de nós juízes e juízas, quanto de jogadores e jogadoras. Afinal este não é um formato muito conhecido, nem mesmo muito jogado de forma casual nas lojas. Neste post temos um compilado de informações que fizemos em 2014, para ajudar na época do GP São Paulo também. Ao longo deste post detalharemos cada aspecto do evento principal deste ano, e esperamos que as informações aqui ajudem vocês a sanar dúvidas em suas lojas e comunidades.

O que é Trio Selado?

Esta é uma variante do formato selado, porém jogada com equipes de 3 participantes. É um formato bem divertido 😀

Este formato possui algumas peculiaridades, seja na formação dos times, na listagem dos emparceiramentos, no produto recebido, etc. E por isso vamos ajudá-los.

IMPORTANTE: Neste formato não existe BYE através de GPT!


Registrando e Identificando o time

Os membros de um time devem ser inscritos juntos. Não é possivel fazer uma inscrição separada, as inscrições são feitas por trio.

Os membros do time devem ser designados como A, B e C durante o registro do time. Supondo que um time seja composto por Huguinho, Zezinho e Luizinho podemos registrar que Huguinho é o jogador A, Zezinho o jogador B e Luizinho o jogador C. Esta informação não poderá ser alterada no futuro.

Esta informação é utilizada para saber contra qual membro do outro time cada um jogará – A x A, B x B e C x C.

Nomeando um time

Você deve estar imaginando que seu time vai ter um nome bem legal, e nerd, tipo “Guerreiros do Apocalipse Matadores de Dragões” né? Tomem cuidado apenas para não registrar nomes que sejam ofensivos ou obscenos.

Importante: É possível que nomes de times não sejam utilizados, e em seu lugar sejam utilizados os sobrenomes dos membros dos times.


O material

Cada time receberá 12 boosters, todos de Sombras sobre Innistrad. Este é o material do time como um todo, e 3 baralhos deverão ser montados com ele.

Tempo para Listar o Material

Os jogadores terão 20 minutos para listar todo material aberto. Atentem-se: são apenas 20 minutos, então façam isso de uma maneira prática. Lembrem-se que haverá troca de materiais então não fique pensando no baralho que vocês construiriam com aquelas cartas. Falhar ao listar o material nestes 20 minutos acarretará em uma penalidade por Tardiness, que é um Game Loss (Perda de Jogo). Sejam práticos.

Construindo os Baralhos

Após realizada a verificação e troca de materiais (swap) os times terão 60 minutos para construírem seus baralhos.

Os membros do time podem conversar livremente entre si durante a construção dos baralhos. Todas as cartas abertas pertencem ao time, e podem ser utilizadas como seus membros acharem melhor. Cada membros do time deverá possuir um baralho, com ou sem sideboard. Após listarem os baralhos não será permitido trocar cartas entre membros do time. Todas as cartas abertas devem estar registradas no baralho ou sideboard de algum dos membros do time.

De forma prática isso quer dizer que, se no baralho de Huguinho estiverem listadas 40 cartas, e nada mais, ele só poderá jogar com estas 40 cartas. Caso ele deseje utilizar alguma no sideboard, deverá explicitamente listar esta carta em seu sideboard, e ela não será mais compartilhada com o time.

Tempo para construir os baralhos

Os jogadores terão 60 minutos para construir seus baralhos. Falhar em cumprir o tempo estipulado de 60 minutos para construção dos baralhos acarretará em uma penalidade por Tardiness, que é um Game Loss (Perda de Jogo).


Rodadas

As rodadas possuem 50 minutos. Os membros do time se enfrentam de acordo com sua designação: A contra A, B contra B e C contra C. O time com o maior número de partidas individuais vencidas terá vencido a rodada. Supondo que Huguinho e Luizinho venceram suas partidas, então seu time venceu (2 partidas vencidas contra 1 partida vencida pelo time adversário).

As partidas são individuais, em melhor de 3 games. Isto quer dizer que o jogador A do Time 1 enfrenta o jogador A do Time 2, em uma partida melhor de 3.

Comunicação entre os membros do time

Membros de um times podem se comunicar mesmo durante os jogos. Podem, consultar as cartas nas mãos uns dos outros e aconselharem sobre quais jogadas devem ou não ser feitas.

Importante: prestem muita atenção com relação ao tempo gasto nesta comunicação ou vocês poderão ser panlizados por Slow Play.

Nota: um jogador que tenha deixado a área de jogo não poderá se comunicar com o outros membros do time até o final da rodada.


Ausência de membro do time

Os times são compostos de apenas três jogadores. Caso algum deles não possa mais continuar jogando, por qualquer motivo, e seja retirado do torneio, então o time inteiro será retirado do torneio.

Se um jogador passar mal, e tiver que ir embora, o time será retirado do torneio. Se um dos jogadores for desqualificado, o time inteiro será desqualificado.


2° dia

Passarão para o 2° dia do torneio todos os times que estiverem X-3-0 ou os 40 primeiros times, o que for maior.

No 2° dia os times abrirão novos materiais, assim como no primeiro dia, porém os materiais do 2° dia já estarão listados e conferidos, será preciso apenas montar e listar os baralhos em 60 minutos.

Top 4

Os times que passarem para o top 4 disputarão em formato draft. Serão duas mesas de draft com dois times em cada mesa. Cada jogador receberá 3 boosters de Sombras em Innistrad.

Os jogadores não poderão se comunicar durante o draft.

Após o draft terminar, ainda sem comunicação, os jogadores terão 15 minutos para listar e conferir as cartas. Após isso terão 30 minutos para construir os baralhos. Durante a construção dos baralhos os membros do time poderão se comunicar.

Top 2

Seguirá o mesmo procedimento adotado pelo top 4, com uma nova mesa de draft.


Resumo

Se você já entendeu tudo, e quer as informações de maneira mais condensada, seguem.

1º Dia

  • 20 minutos para listar o material recebido
  • Troca de material (swap)
  • 60 minutos para construção dos baralhos (com comunicação)
  • Não é permitido trocar cartas após as listas terem sido entregues
  • Membros do time podem se comunicar durante os jogos, exceto se algum deles deixar a área de jogo
  • Se um membro do time deixar o torneio, o time todo deixará o torneio
  • Não é possível substituir um membro do time

2º Dia

  • No 2° dia do GP os times receberão novo material para construir novos baralhos
  • Material do 2° dia já estará registrado, os times terão 60 minutos para contruir novos baralhos e listar os mesmos
  • Top 4 e Top 2 serão disputados em formato de draft, em mesas com 6 jogadores (2 times por mesa)
  • No draft serão: 15 minutos para listar (sem comunicação) e 30 minutos para construir os decks (com comunicação)
Matheus Sobralhttps://mtgjudges.com.br
Olá, me chamo Matheus Sobral, sou juiz L2 no Rio de Janeiro. Meu principal hobby é jogar Magic, mas também gosto de xadrez. O que mais gosto no programa, além de ajudar as pessoas e manter a lisura dos torneios, é estudar os documentos de procedimentos e desenvolver conteúdo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo =D
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